Subscribe RSS

Neste post gostaria de partilhar as ideias expressas num pdf. acerca das «OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS PARA MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO DE VEGETAIS» - http://www.sober.org.br/palestra/13/797.pdf .

Este documento relata a situação económica no Brasil e o potencial da micropropagação para o desenvolvimento da economia. Segundo estudos e afirmações das autoridades, existe um mercado cada vez mais competitivo e é fundamental obter um produto com mais qualidade e com um desenvolvimento mais rápido. Esta situação leva a que a autora considere viável o investimento em actividades de incentivo ao desenvolvimento da Biotecnologia (o que ocorre em grande parte dos países desenvolvidos).

Podemos ler no documento que a micropropação é «[...] técnica através da qual se propaga plantas dentro de tubos de ensaio ou similares de vidro, sob condições adequadas de assepsia, nutrição e fatores ambientais, como luz, temperatura, oxigênio e gás carbônico. A cultura in vitro de plantas é uma das técnicas mais polivalentes no campo da biotecnologia. (CARVALHO et al. Apud CID, 2001)» . A micropropagação baseia-se na Teoria da Totipotência, ou seja, «qualquer célula viva de um vegetal possui a capacidade de tornar-se uma planta inteira ou parte de uma planta, bastando receber as condições ambientais adequadas». No passado os agricultores já tinham conhecimento de que «qualquer célula vida de um vegetal possui a capacidade de tornar-se uma planta inteira» através de processos artificiais de multiplicação vegetativa (ex. Estaquia, Mergulhia, etc.), contudo nem sempre é fácil proporcionar «as condições ambientais adequadas», o que torna o processo muito mais lento.
É neste sentido que a micropropagação pode dar o seu grande contributo, através do desenvolvimento vegetal em ambientes assépticos e controlados. Se o processo for realizado mediante as respectivas necessidades da planta, poderá obter-se um sucesso de 95% no transplantio para o terreno. (ver trabalho desenvolvido pelo engenheiro agrónomo Fernando Nicoloso acerca da micropropagação do Ginseng Brasileiro, em http://www.redbio.org/portal/encuentros/enc_2001/posters/01/posterpdf/01-061.pdf )

O projecto veio ainda demonstrar que uma das desvantagens apontadas pode ser atenuada, ou seja, com «a homogeneização da matéria-prima» obtemos «optimizações no processo produtivo, o que, consequentemente, permite a obtenção de redução nos custos de produção».

São apontados neste artigo alguns dos principais motivos para o entrave ao desenvolvimento da Micropropação (no Brasil) :
• As sementes a adquirir pelos agricultores são mais caras (porque foram produzidas em laboratório), contudo « a sua colheita não apresentará uma maior valorização monetária». Existe pouca valorização das prácticas na Biotecnologia.
• Escassez de mão de obra qualificada.
• Poucos recursos financeiros para a Pesquisa e Desenvolvimento da Biotecnologia (excepto para as grandes empresas que já o fazem com investimentos particulares).

Category: | 0 Comments

0 comments to “Oportunidade de Negócio - Micropropagação”