Subscribe RSS


Vídeo elaborado por : Mónica Mogne

Category: | 2 Comments

2 comments to “Acerca ...”

  1. Olá Monica, parabéns pelo empenho que tenho observado no teu trabalho!

    este vídeo ilustra bem a realidade, está nas nossas mãos o futuro que queremos para a Humanidade. O segredo está no equilíbrio entre o Homem, a Ciência e a Bioética!
    As ciências da vida são onde as escolhas se tornam mais complicadas.E neste campo também os cientistas têm responsabilidades!
    Se fizermos as escolhas certas, ou diria as escolhas mais sensatas, estaremos a preservar para as gerações futuras.

    Beijinhos
    Soraia

  1. Olá Mónica!
    Em primeiro lugar queremos felicitar-te pelo bom trabalho que tens feito em apresentar a todos que se interessem os pontos fulcrais deste tema. Apesar de colocares posts extensos e de ser um pouco exaustivo lê-los, é de referir que assim pelo menos transmitiste toda a informação necessária para que fosse possível a construção de uma opinião final.

    Queremos então expor a nossa posição relativamente ao tema por ti apresentado. Mostraste-nos três tipos de clonagem: humana, animal e vegetal. Concordamos com a clonagem vegetal visto que esta não interfere com a população. No entanto, não nos podemos esquecer que esta põe em causa a biodiversidade, substituindo a variabilidade genética por uma homogeneização, deixando assim as espécies mais vulneráveis a possíveis alterações que sejam introduzidas no meio.

    Quanto à clonagem animal, esta devia basear-se na qualidade dos produtos, bem como em princípios relativos ao respeito do ambiente e normas estritas quanto às condições de bem-estar dos animais”. Com os objectivos que apresentaste em relação a esta clonagem, podemos verificar que têm muito boa intenção na medida em que permite o avanço da ciência, aumenta a biodiversidade (espécies em extinção), melhora a qualidade alimentar. Após isto podemos imaginar que vai existir mais alimento. Contudo, será que as populações vão querer alimentar-se desta? E claro que não era muito correcto colocá-la à venda sem a população saber o que pode estar a comprar, não é? Por tudo isto, somos contra a clonagem animal, pois esta “reduziria consideravelmente a diversidade genética dos efectivos de gado, aumentando o risco de manadas inteiras virem a ser dizimadas por doenças às quais sejam susceptíveis.”

    Em relação à clonagem humana,o grupo não concorda totalmente pois cada ser vivo é único e no processo de clonagem, ficam pervertidas as relações fundamentais da pessoa humana: a filiação, a consanguinidade, o parentesco, a progenitura. Uma mulher pode ser irmã-gémea de sua mãe, faltar-lhe o pai biológico e ser filha do seu avô. Deste modo consideramos que, mesmo para tratamentos relativos à saúde Humana esta não é uma solução viável pois, actualmente,existem inúmeras possibilidades de solucionar estes problemas. Um bom exemplo e bastante actual é a preservação das células estaminais que são uma mais-valia para o ser humano. Assim, “O projecto da « clonagem humana » demonstra o desnorteamento terrível a que chega uma ciência sem valores, e é sinal do profundo mal-estar da nossa civilização, que busca na ciência, na técnica e na « qualidade da vida » os sucedâneos do sentido da vida e da salvação da existência”.



    Fonte: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=87565 consultado a 18 de Junho de 2010
    http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_academies/acdlife/documents/rc_pa_acdlife_doc_30091997_clon_po.html consultado a 18 de Junho de 2010