Subscribe RSS


Quando falamos em animais clonados, a primeira imagem que nos vem à ideia é a ovelha Dolly. Considero interessante começar por aí!

A ovelha Dolly foi o primeiro mamífero gerado pelo processo de transferência nuclear de células somáticas (consultar post sobre as técnicas de clonagem). Nasceu em 5 de Julho de 1996. Se por um lado foi considerado um importante passo na evolução da ciência, por outro lado também gerou inúmeras polémicas éticas e científicas. Dolly foi vitíma de grande sofrimento, sofreu de envelhecimento precoce e de outras doenças. A sua morte ocorreu em 13 de Janeiro de 2003, por eutanásia.
Processo de clonagem :





Vídeo sobre as etapas 2 e 3 :







Fontes :
http://www.integral.br/zoom/imgs/267/image009.jpg
http://www.ufrgs.br/bioetica/dollyca.htm

Category: | 2 Comments

2 comments to “Clonagem Animal - o 1º Mamífero clonado por transferência nuclear”

  1. Boa noite!

    O tema da clonagem animal é bastante complexo. Sabemos que para além da conhecida Dolly, já foram clonados outros quantos animais. Como é o caso de um sapo (E.U.A.); uma carpa (China); um touro e um gato (Texas); um bisonte (Índia); um búfalo (Tailândia); uma mula, um cavalo e ratazana (França); um cão (Coreia do Sul), entre muitos outros que se têm vindo a verficar ao longo da evolução da ciência.
    Em Portugal ainda aconteceu este fenómeno. A primeira tentativa de clonagem animal no nosso país, foi a de um bovino. Esta experiência foi suspensa devido às medidas de prevenção da BSE, no entanto já foi retomada , uma vez que a Comissão Europeia levantou o embargo que impedia a utilização de ovários de vacas.

    Com base numa pesquisa efectuada pelo grupo, encontrámos uma notícia que nos leva para outra realidade deste tema: a venda de animais clonados no mercado alimentar. Nos E.U.A. foram encontrados, pela autoridade de segurança alimentar, cinco porcos clionados à evenda num mercado alimentar.
    De acordo com as informações disponíveis, os produtos derivados da clonagem ainda não entraram na cadeia alimentar. No entanto, de acordo com a Comissão Europeia, estes produtos estão "em vias de serem utilizados para fins comerciais" e "deverão entrar na cadeia alimentar mundial até 2010”.

    Mas digam-nos, quem se sentirá confortável com a ideia de comer carne ou qualquer outro complemento de um animal clonado??


    Fonte: http://portal.alert-online.com/noticias_de_saude/?key=680B3D50093A6A002E42140A321A2A5C0B683E0A7607517C615D73 consultado a 10 de Junho de 2010
    http://www.europarl.europa.eu/news/public/story_page/032-35495-245-09-36-904-20080827STO35494-2008-01-09-2008/default_pt.htm consultado a 10 de Junho de 2010

  1. Olá colegas,

    fico contente por veficar a vossa pesquisa acerca do tema.
    De facto já existem inúmeros animais clonados depois da ovelha Dolly. Infelizmente, chegou-se à conclusão de que os animais clonados sofrem de mais doenças e que o processo de envelhecimento ocorre de forma diferente (ainda não está totalmente definido), assim como têm uma maior taxa de mortalidade.

    Relativamente ao consumo de carne clonada no mercado americano, segundo o jornal Washington Post que a «Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) do governo dos Estados Unidos concluiu no passado que o consumo de alimentos de animais clonados e seus descendentes não apresenta qualquer risco adicional à saúde humana». No entanto, segundo o Wall Street Jornal em 2008, os produtores deveriam esperar pela legislação. Kimberly Rawlings, uma porta-voz da FDA, não fixou nenhuma data para a autorização(talvez entre 4 a 5 anos, segundo agência Reuters).

    Ver vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=8aW9sQbJK28

    Na União Europeia, a situação é um pouco diferente. Irei publicar algumas informações sobre isso no próximo post.

    Mónica Mogne