Subscribe RSS



Nos EUA, a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) já emitiu um parecer positivo relativamente ao consumo de carne clonada. No entanto, a porta-voz da FDA pediu aos produtores para aguardarem a sua produção até a legislação estar concluída.







Na União Europeia a questão tem sido muito mais polémica.

Vejamos os diferentes pareceres das autoridades envolvidas na decisão da introdução de animais clonados com fins aliementares:

- O parecer da EFSA (European Food Safety Authority) foi de que«clones saudáveis e os seus descendentes não apresentam quaisquer diferenças significativas em relação aos animais convencionais correspondentes».

(Nota : No entanto, é do conhecimento geral de que muitos dos animais clonados não são totalmente saudáveis. Como será controlada a qualidade e a inexistência desse animais no mercado?)

- O Grupo Europeu de Ética: « a clonagem é desnecessária, eticamente injustificável e, a ter lugar no futuro, implicaria vastas mudanças na regulação e fiscalização.»

- o Comité de Bioética da CE: «(...)tendo em conta o sofrimento e os problemas de saúde dos animais clonados, o comité tem dúvidas sobre a justificação ética da clonagem de animais com fins alimentares.»

- Parlamento Europeu :
Em 2008, a resposta seria «Não!». Contudo , veremos qual a posição caso existam grandes pressões externas.

(fonte : http://www.europarl.europa.eu/pdfs/news/public/story/20080827STO35494/20080827STO35494_pt.pdf )

- Ministros da Agricultura : Segundo a reunião a 22 de Junho de 2009, a ministra alemã afirma que « Infelizmente, uma proibição total não é realizável".
Prevê-se que « produtos obtidos de animais clonados e também de suas crias de primeira geração sejam sujeitas à aprovação com base no regulamento vigente da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA - European Food Safety Authority), que já em março último havia classificado a "carne clonada" como inofensiva para o consumo. A Comissão Europeia deve agora elaborar uma proposta de regulamento e apresentar um projeto de lei. »



Fontes:

http://www.ajap.pt/media/dest_agroinov_1.pdf
http://www.agrosoft.org.br/agropag/210827.htm
http://parana-online.com.br/canal/direito-e-justica/news/281583/?noticia=O+QUE+E+PERMITIDO+NO+CAMPO+DA+CLONAGEM+DE+ANIMAIS
http://qualfood.biostrument.com/index.php?option=noticia&task=show&id=10362
http://www.agrosoft.org.br/agropag/210827.htm

Category: | 1 Comment

1 comments to “Comeria um animal clonado?”

  1. Anabela disse:

    «Olá,

    Mónica decidi aceitar o teu convite e comentar no teu blog.
    Queria felicitar-te pelo trabalho. Normalmente falamos tanto em clonagem humana, que deixamos de pensar na clonagem animal ou vegetal. Descobri coisas interessantes ao ler o teu blog e também neste campo existem tantas polémicas...

    Acho esta questão verdadeiramente polémica, se por um lado considero que aproveitar a clonagem para obter produtos da mais alta qualidade não seria má ideia, por outro lado o sofrimento animal também não me agrada.

    Mas se falarmos em sofrimento animal, também podíamos pensar no que sofrem os animais actualmente nos aviários e locais semelhantes.

    Sinceramente, é difícil tomar uma decisão. Talvez recuse a ideia, porque não existem certezas concretas sobre a qualidade e segurança alimentar. Em princípio estes produtos têm mais segurança e controlo do que qualquer outro ... mas sinceramente não sei se confio!

    Vou continuar a visitar o teu blog.
    Anabela T. »


    Nota : Este post foi colocado em local incorrecto, este copy é simplesmente para o colocar no local correcto. Obrigada pela compreensão.