Subscribe RSS


Se o seu animal de estimação estivesse perto da morte, pensava na hipótese de o clonar?


Mais cedo ou mais tarde seria de esperar que esta questão fosse levantada.

Na Coreia do Sul, foi clonado o primeiro cão «por encomenda» no mundo.
Diz a notícia, que « Booger, um pit-bull terrier, foi "criado" em laboratório a pedido da ex-miss beleza norte-americana Bernann McKinney».

Nos EUA, apenas a empresa Genetic Savings and Clone realizava a clonagem de gatos por US$ 50 mil “a cópia”.«A clonagem seria feita através da uma retirada de DNA do estômago do animal vivo ou imediatamente após sua morte.»

A empresa BioArts tem actualmente um projecto nomeado de «Best Friends Again» para produzir clones de vários animais de estimação. Para iniciar a actividade comercial, foi feito um leilão, os vencedores foram o casal Otto. O seu cão foi clonado por aproximadamente 127 mil euros e foi o primeiro cão clonado nos EUA!

Este é sem dúvida uma compra apenas para alguns!!!



Questões éticas :

- Estará a clonagem a ser encara como uma forma de enganar a morte? Ter um animal clonado, não significa ter o mesmo animal de volta, mas sim um indivíduo genéticamente igual. O original é único!

- Os animais clonados são susceptíveis a mais doenças, assim como a envelhecimento precoce.
Pode ser considerado um abuso da ciência e dos animais, uma vez que o único previligiado é o Homem?



Para reflectir ...

Com tantos animais abandonados que precisam de ser «adoptados», esta medida pode aumentar a problemática?

Estamos a contribuir para uma redução da variedade genética animal? Como sabemos, muitas raças vão surgindo devido ao cruzamento de espécies já existentes. Com esta técnica vai aumentar a representatividade das espécies preferidas do Homem e uma diminuição das espécies menos frequentes. Que impacto poderá ter na natureza?



Fontes :
http://bordadoingles.blogspot.com/2008/08/clonar-animais-de-estimao-comprar-gato.html
http://www.revista.inf.br/veterinaria04/revisao/revisao05.pdf
http://ingridajala.files.wordpress.com/2008/07/animais.jpg

Category: | 3 Comments

3 comments to “Animais de Estimação Clonados. Uma oportunidade de negócio?”

  1. Então qualquer dia só nos restam cópias dos animais de estimação de hoje?
    Provavelmente qualquer dono muito apaixonado pelo seu animal iria ceder. Isso não me parece éticamente correcto. Não seria bom para a variabilidade genética, além desses «novos animais» poderem ter menos saúde.

    Catarina Pontes

  1. Olá Catarina,

    obrigada por teres vindo!

    Sim, de facto também acho uma ideia estranha. Mas diz-me, se tivesses essa possibilidade com o teu golden retriever, conseguias dizer que não?
    Sabes que o novo clone seria somente genéticamente igual, a sua personalidade poderia ser distinta do teu cão actual!!!
    Aliás o mais estranho seria as pessoas deixarem de pensar na reprodução, já a pensar que podem clonar! Ou seja, já que podem clonar não precisam de um descendente!


    Beijinhos,
    Mónica

  1. Olá Mónica! Parabéns pelo blog em primeiro lugar!

    Queria dizer, que se tivesse oportunidade de voltar a ter o meu "bolinhas" de volta não ia dizer que não à hipotese de ser clonado! Mas claro que não seria o mesmo iria sempre ter caracteristicas difierentes.Referes e muito bem no post que existem animais abandonados que também merecem ter um lar e ser amados, não têm que ser necessariamente clonados! Além disso,temos que respeitar ciclo da vida!! Quanto a isso não se pode fazer nada nascemos e morremos é a lei da vida.

    Beijinhos,
    Patrícia